<$BlogRSDUrl$>


Yoga com cordas 

A nossa primeira sessão fotográfica : )



Comentários:
(se não se quiser registar escolha o modo anónimo e pode assinar no próprio comentário)


Eu pratico Swasthya, fora da rede DeRose, e nunca utilizamos "acessórios" como os espaldares para ajudar na prática! Fiquei impressionada! :-)
 

Olá :)
Aquilo não é realmente uma postura muito comum... é apenas uma técnica que usamos às vezes no ínicio das aulas que serve para relaxar, distendendo a coluna vertebral, bem como para oxigenar a parte superior do corpo (cabeça, etc..). Por vezes também usamos almofadas (para a mesma finalidade... vou publicar uma foto no próximo post), cordas para facilitar certas posturas, enfim... Há até quem use outro tipo de acessórios e penso que tudo é válido desde que ajude a prática.
Talvez um dia tenha a oportunidade de experimentar connosco a postura do "macaco nos espaldares" eheheh :)

É pena isto dos posts anónimos para quem não se registou ainda... mas estou a tratar disso e vai ser possível para todos comentar, inserindo, quer seu o nome, quer o seu email.
Entretanto, se quiserem, podem assinar dentro do próprio comentário :)
 

Tava eu a "navegar" quando, por acaso, descobri que isto de cordas e acessórios não é assim tão incomum e pelos vistos até nem foram os ocidentais a inventar... ora vejam:

"Yoga Kuruntha, ou na tradução literal Yoga das Marionetes, é uma técnica utilizada principalmente no sul da Índia. Consiste de movimentos feitos com a ajuda de cordas - daí o nome marionete - mas também utiliza argolas e o apoio da parede. É de excelente ajuda para o aumento da flexibilidade corporal, o que possibilita um aprendizado mais harmonioso e rápido dos asanas e posturas corporais. Além disso, como todo trabalho no Yoga, o trabalho com as cordas leva a um maior conhecimentos do próprio corpo e da postura. Com isso, podemos dizer que o Kuruntha é um instrumento de reeducação corporal, tanto para pessoas sadias, de todas as idades, como também para pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade..."
in http://www.tantrayoga.com.br/shapost.htm
 

Estou interresado em mais informações sobre a yoga das marionetes,como uma literatura específica ,vídeos com exercícios,etc.É q pratiquei karatê regularamente três ,quatro dias por semana na juventude,agora estou voltando a prática com regularidade,e acho que seria de grande utilidade essa tipo de yoga ,pois como já estou chegando perto da meia idade as articulações estão um pouco "travadas". ah! seria de grande ajuda as especificações técnicas(para confecção/compra)dos materiais e utensílios,aparelhos usados para a prática.SEM mais ,agradeço.
 

Olá, bem-vindo. Se não é praticante de yoga, é importante lembrar que o yoga requer, por motivos de segurança e para uma execução técnica adequada, a orientação de um profissional. Com o uso de acessórios, esta necessidade aumenta, por isso, o ideal seria frequentar (pelo menos algumas) aulas para poder aprender e depois poder praticar sozinho em casa.
Sobre o Yoga das Marionetes, devo dizer que não sou um especialista na matéria. Apenas uso as cordas para o efeito que vê na foto em cima, sendo esta apenas uma das utilidades deste acessório. Muitas das inúmeras posturas de yoga podem ser facilitadas com o uso de acessórios, ou com a ajuda de terceiros (com ajuda do professor ou em posturas de yoga a dois).
Esta vertente do yoga está hoje muito ligada ao mestre Iyengar (Hatha yoga), que defende o uso de acessórios ( props ) como cordas, cintos, tijolos, bolas insufláveis, etc. Como não conheço literatura específica sobre o tema, para além do nome do mestre Iyengar, deixo-lhe alguns links que reuni numa pequena pesquisa ( 1 2 3 4 ), bem como fotos do material que eu uso ( 1 2 ).
Espero tê-lo ajudado na sua pesquisa.
Saudações
 

podem encontar materiais criados
por B.K.S. Iyengar, professor de yoga conceituado
em todo o mundo pelo seu rigor nos alinhamentos
das posturas. Para auxiliar na prática das posturas
e para o desenvolvimento das mesmas com segurança em http://www.yogamaterial.com/
 

OLÁ!NAMASTÊ! VISITEM
www.tantrayoga.pro.br
www.tantrayoga.org.br
www.tantrayoga.com.br

SITES DE DAKSHINA TANTRA YOGA/
PAULO MURILO ROSAS,
PARA SABER MAIS SOBRE YOGA KURUNTHA.

OM SHANTI

PATRÍCIA FIGUEIREDO
 

Clique aqui para comentar






This page is powered by Blogger. Isn't yours?