<$BlogRSDUrl$>


Misticismo no yoga 

Aqui fica um dos mails que enviam para o site a pedir informações.
Escolhi este porque descreve de certa maneira o primeiro contacto com o yoga e aborda um tema importante que é a necessidade do misticismo.

"Boa noite, procuro formação como aluna (...) Em Aveiro, estive para me inscrever num centro, muito, muito acolhedor. A professora via-se que adorava o que fazia. O local era muito acolhedor, ela punha musica ambiente, tinha incensos, velas, etc. Não me pude inscrever porque entretanto comecei uma formação técnica pós-laboral. Depois disso, experimentei uma aula, no (...), que estava com inscrições abertas, e digo-lhe que tive PAVOR daquilo. A sala era enorme e fria. Completamente impessoal. Nada de "adereços misticos". Parecia mais uma aula qualquer de ginastica barata , do que aquilo que vi pela primeira vez, e onde nao tive oportunidade de me inscrever. Ja me disseram que yoga nao tem de ter musica... nem os incensos, nem as velas. Mas nao gostei mesmo do ambiente do que experimentei. Nao sei se lhe consegui mostrar o que espero da Yoga, mas para mim, a envolvencia do ambiente, é meio caminho andado para gostar, e sentir que é mesmo util. Será que me pode recomendar um local onde praticar? Obrigada, Ana Neves"

Comentários:
(se não se quiser registar escolha o modo anónimo e pode assinar no próprio comentário)


Olá Ana,

Se pretendes praticar o Yôga antigo (Swásthya Yôga), o original, deves inscrever-te numa Unidade da rede do Mestre DeRose. No Porto existem várias e suponho que em Aveiro já há instrutores formados neste ramo a ministrar em alguns ginásios. Para obteres informações mais concretas entra em contacto com a Uni-Yôga do Campo Alegre.
Espero ter ajudado.
 

Eu já pratiquei algum Swasthya Yoga e sou da opinião que tem muita coisa boa, mas poderá não ser o ideal para começar, para algum tipo de pessoas.
É necessário experimentar, conhecer outras realidades e escolher o mais adequado ao seu corpo, mente e já agora, à sua carteira.
Por vezes, nem é propriamente o estilo que conta mas sim o professor e o modo como ele consegue "levar" os alunos. Outras vezes, e como diz a Ana, basta o ambiente. Existem também cada vez mais professores que misturam yogas, não sendo possível enquadrá-los num só estilo. Esta é talvez a tendência... a união entre estilos, a convergência para um só yoga.
Não deixa, no entanto, de ser uma opção, embora deva dizer que é possível praticar Swasthya e suas variantes, a preços muito mais acessíveis que no DeRose, em vários sítios, alguns até com professores que têm formação DeRose.
 

Olá Ana,

Eu sou praticante de SwáSthya Yôga há mais de 7 anos e de facto estou muito feliz e totalmente preenchido com o que tenho proporcionado, no entanto é verdade que cada um deve procurar o método com o qual tem maior empatia. Se quiseres praticar e conhecer o SwáSthya Yôga podes faze-lo gratuitamente todos os Domingos no Parque da Cidade do Porto às 11h até final de Setembro. Qualquer coisa manda-me um email para eduardo@yoga-antigo.org.
Espero ter ajudado,
Eduardo Cirilo
 

olá ana!

Nao queria comentar, mas se nao o faço fico com "comichao"... comentario rapidissimo: tem cuidado com o swasthya, eu ja pratiquei e sei do que falo, nao passa de uma seita.. ha mt bom yoga por ai, basta procurar por detras das letras de néon do swasthya..o meu conselho é q antes d praticares qlq estilo investigues bastante e sobretudo nao te deixares manipular.. Ass: EU SOU - YOGA LIVRE (membro de organizaçao)
 

Olá Ana,

Eu pratico Yoga em Aveiro há 4 anos. Pratico na Universidade, mas a professora (que recomendo mesmo) tem um centro de Yoga perto das escolas. Vê em http://www.ojardimdelotus.com.

Se tiveres dúvidas escreve para vianacristina@gmail.com (é o mail da professora)

Bjinhos
Rui
 

A verdade

Pratiquei e entrei no curso de formação do Swásthya Yoga. Em pouco tempo tranquei o curso na Faculdade. Com o passar do tempo, provas e festivais duvidosos, além de uma lavagem mental, fui explorado e desrespeitado em diversos momentos, eles são violentos, e desequilibrados, tenho provas, aqui na minha cidade Fortaleza, 5 pessoas sairam da complementação ou seja curso de formação. Você ser desrespeitado por sua opção sexual é crime, em breve essa alienação vai desmoronar, isso é caso de polícia!!
 

Acabei de chegar de mais uma prática de Swásthya Yôga. Desde que comecei a praticar a minha vida ganhou outro sabor e eu sinto-me uma pessoa mais forte e mais feliz. Experimentar para querer...!!!
 

Hola! Practico SwáSthya en Buenos Aires y está buenísimo. Me parece increíble que algunos hablen de secta. Estoy seguro que quienes hacen ese tipo de comentarios no conocen a DeRose ni leyeron su obra. Pero estoy de acuerdo en que hay un tipo de Yôga para cada persona. Es cuestión de sentirse identificado y cómodo. Y para mi el SwáSthya es el mejor!
Un saludo a todos desde Bs.As!
 

Em Março de 2006, abriu em Aveiro um novo espaço dedicado á prática exclusiva de yoga,na Av, Dr Lourenço Peixinho, em Aveiro.
Ministra Yoga Sámkhya, o mais poderoso e completo método de desenvolvimento humano do planeta.
É fácil de encontrar, e podes procurar na net em Yoga Sámkhya e verificar a seriedade da escola. Boa escolha
 

Bem amigos,

Fico boqueaberto quando leio a facilidade com que alguns praticantes de yoga, ióga ou ioga afirmam veemente que um estilo ou linha diferente do seu é logo seita. A esses "yogins, iõgins ou iogins" faço o convite para reflectirem e poderarem as palavras porque o mundo não roda apenas em volta do seu Universo, mas é construído com o Universo de todos.
 

Caros olegas
Gostaria de saber onde praticar yoga na zona da bairrada. Entre Aveiro e Coimbra.
Se puderem responder-me para o meu mail agradecia.
nuno_seabra@hotmail.com
Cumprimentos
 

Olá Ana.
Sou gestora de uma empresa de informática e responsável por 8 colaboradores, no Norte, embora os produtos da nossa empresa sejam distribuídos por todo o país.
Depois de lêr as várias mensagens, não pude deixar passar sem deixar o meu testemunho como praticante de Swásthya Yôga, onde me sinto em casa há já 4 anos.
Tenho bons amigos que praticam em outras escolas de Yôga no Porto e em outros pontos do país, e temos um imenso respeito pelo esforço desenvolvido, e carinho pelos nossos professores, por tudo o que nos ensinam e por manterem vivo e perpetuar esta filosofia tão antiga, este património da Humanidade.
 

se pretendes fazer yoga em Aveiro, procura um Centro em que só se faça yoga. Pergunta qual a formação do instrutor/a. Num espaço de Yoga, sentes uma energia diferente.
Se estás em Aveiro recomendo o Centro de Yoga Ria-Aveiro da Associação Lusa de Yoga.Tem centros de Yoga em todo o país.
Vai ao site da Associação Lusa do Yoga. Boa sorte
 

Yoga em Aveiro, tens um local que vais adorar com professores bem formados que leccionam o Yoga primordial-Yoga Sámkhya, que já existia antes das divisões modernas,o terem transformado em vários sub-yogas, que o fragilizaram.
Vai concerteza ao encontro do que pretendes.
 

Olá o meu nome é Paulo e não deixo de comentar...Eu pratico SwáSthya Yôga e até hoje foi o melhor Yôga técnico que conheci, gostei tanto que me tornei Instrutor :)

Cada um chama e comenta como quiser sobre aquilo que quiser, existem sempre os dois lados...Branco/Preto, Quente/Frio, Esquerda/Direita...enfim, cada um é como cada qual, cada um adquire a experiência, essa experiência, é sempre única e pessoal.

Se queres experimentar SwáSthya, experimenta. Quem sabe não descobres assim como eu descobri a minha cultura, o meio onde eu me sinto bem e identificado, a filosofia espectacular que me dá um prazer sem limites :)

SwáSthya! (significa - auto-suficiência, saúde, bem-estar, conforto, satisfação)

PARA SABER +
free downloads de livros, cd's, + de 60 aulas on-line, imagens das mais bonitas técnicas corporais...etc :) Tudo Free!

www.uni-yoga.org
 

Pratico Yôga há 5 anos mas sou praticante de SwáSthya há 3. O motivo qu me levou a ficar no SwáSthya foi a seriedade e honestidade do trabalho de todos esses professores e instrutores que são supervisionados por autoridades competentes ao longo de toda a sua carreira. Se quiser saber se pratica uma modalidade séria e autêntica, questione o instrutor sobre a sua formação, sobre o certificado que o habilita a leccionar, sobre a entidade que o orienta e auxilia. Existem de facto muitas modalidades de yôga e muito charlatanismo. Sobre o SwáSthya, não acredite em mim nem em nada do que possam dizer.Visite qualquer escola da rede DeRose e/ou consulte o site www.metododerose.eu onde poderá fazer downloads gratuitos de livros e cds. Constate a realidade por si!
 

Yoga em Aveiro: consulta http://centroyogaria-aveiro.pt.vu/
Centro do Yoga da Federação Lusa do Yoga. Boas aulas
 

Olá Ana! se procuras alguma coisa no yoga, não vais encontrar, o que o yoga permite é ampliar o teu estado de consciência daquilo que tu já es, na prática todos já somos yoga, não temos e consciência, o yoga so nos fornece as ferramentas para lá chegar . Se tu procuras o conforto de uma sala bonita com musica zen e cheiro a incensso, lamento desiludir-te mas isso não é yoga. tudo tem que vir de dentro, nunca de fora. Mas cuidado com as seitas, e muitas vezes com a falta de profissionalismo. Mais do que fazer yoga é ser yoga
 

ola a todos !

gostaria de saber onde praticar yoga na zona da bairrada.entre aveiro,coimbra.

o meu e-mail é : andreia_pires_felicio@hotmail.com

agradecia a quem me respondexe..

obrigada ! beijos *
 

Olá
Alguém poderá dar-me uma dica sobre onde posso praticar Swasthya Yoga perto de ALVERCA, ALHANDRA, FORTE DA CASA, LOURES ?
Pratico há já alguns anos em LISBOA mas torna-se dificil conciliar os horários visto morar em Alverca.
Obrigado desde já a quem possa facultar um contacto para esse fim.
Lisa
 

Este Blog está morto ?
Ninguém diz nada há imenso tempo!
 

Está vivo : )
Há outros posts aqui www.yogofilos.com/blog.html
 

precisava de praticar "qualquer coisa" que me ajudasse a diminuir esta ansiedade e nervosismo que me tem prejudicado imenso na minha vida pessoal e profissional. penso que a meditação e técnicas de relaxamento era bom mas isso existe em várias tipos de yoga, não sei qual seria melhor.já agora alguém me sabe dizer alguma coisa em relação aos preços.sandra
 

gostaria de começar a praticar "qualquer coisa" que me ajudasse a ficar menos ansiosa, mais relaxada e que me fosse útil no dia a dia, visto que este estado de nervosismo e ansiedade está cada vez mais a prejudicar a minha vida em todos os aspectos. precisava de paz interior, não sei o que experimentar. sandra
 

Olá Sandra, bem-vinda :-)
Penso que considerar a hipótese do yoga para combater esse tipo de problemas foi uma grande ideia da sua parte. Todos nós, uns mais outros menos, temos stress nas nossas vidas e por vezes temos a tendência para nos deixarmos levar. Os vários estilos de yoga, com técnicas de relaxamento, respiração e alguma actividade física são óptimos. Irá sentir isso logo no fim da primeira aula.
Julgo que o ideal, é experimentar o máximo de estilos e locais, para poder comparar, conhecer e compreender a realidade multifacetada que é o yoga, escolhendo para si o mais adequado, tendo em conta factores como o estilo, o professor, o ambiente, as condições do local, a localização, os horários, o preço, etc. Normalmente a primeira aula é grátis.. experimente!
 

Os preços variam muito. Num ginásio por exemplo, pode fazer mil e uma actividades entre as quais yoga por uma mensalidade à volta dos 50 euros. Tem a vantagem de poder variar e não fazer só yoga, o que na minha opinião é muito bom.
Se optar por uma escola só de yoga, tem a vantagem de ter condições especializadas para a prática, com um ambiente mais trabalhado, melhor acompanhamento, actividades relacionadas, etc. A mensalidade é em geral mais baixa que a dos ginásios, mas há preços para todos os gostos.
Não há nada como experimentar e ficar a saber onde se sente melhor :-)
 

Gostava de obter algumas musicas de Yoha... pratico no HP do Porto... mas tenho alguma dificuldade em encontrar as musicas na net... podem-me enviar os nomes/autores das musicas para jpedros@gmail.com? Obrigado e Swasthya!
 

El swasthya es una secta. Le lavan la cabeza a los jovenes y les hacen perder tiempo en una profesion sin futuro. DeRose ya tuvo decenas de causas en la justicia brasilera que no trascendieron a la prensa gracias a arreglos economicos de miles de dolares que fueron pagados con el dinero que los instructores tienen que depositarle mensualmente.
 

yoga é uniao.yoga nao e profissao.atraves das praticas (asanas,kryas,dharana etc)atinges o estado de yoga/uniao e ai tudo o que fazes È yoga,incluindo a tua profissao(seja ela mestre ou vendedor de castanhas no rossio)e como yoga/uniao que és,tudo o que fazes dizes ou pensas tem como objectivo uma uniao cada vez mais alargada(localidade-pais-continente-terra-universo-etcetcetc),mesmo quando parece aparentemente o contrario,quando, por exemplo, decorres sobre,o que para ti è conceito de seita.tendo presente a palavra "yoga=uniao"apreciem entao todo o material gratuito que o metodo de rose disponibiliza incluindo as webclasses,e tirem as conclusoes por vos proprios.(curiosidade:os livros que abrindo uma unidade tens de comprar para revenda,sao alguns dos que generosamente sao disponibilizados para download,agora,como o novo professor nao ve isto?tera a cabeçita feita?) ze om tat sat
 

Clique aqui para comentar






This page is powered by Blogger. Isn't yours?