<$BlogRSDUrl$>


Tese de Mestrado sobre o Yoga (em português) 

Enquanto se desenvolve a página sobre a História do Yoga e as suas correntes e estilos, aproveitamos para divulgar um estudo muito completo sobre o Yoga.Trata-se da Tese de Mestrado de Joana Almeida, uma praticante de Yoga que estudou o tema a fundo e organizou pensamentos e ideias em quase 200 páginas.
Irá encontrar reflexões, respostas e muita muita informação. Ideal para quem quer experimentar o Yoga ou para os que já praticam e querem saber mais. O significado da palavra Yoga e de outras palavras em sânscrito usadas no meio, a enumeração e breve descrição de alguns estilos de Yoga, e a caracterização do Yoga em Portugal são alguns dos temas.
Pode ver tudo em www.yogofilos.com, no menu Saber + .

Comentários:
(se não se quiser registar escolha o modo anónimo e pode assinar no próprio comentário)


Alguma previsão para a página da História do Yôga?
 

Olá Daniel. Não há nenhuma previsão certa para a página sobre a História do Yoga. Como já tenho dito noutros posts, todo o site é feito em regime de voluntariado, sendo que não abunda o tempo nem a quantidade de voluntários :). Vamos tentando melhorar o site aos poucos...
A ideia é fazer uma página simples, que resuma (talvez num gráfico) as correntes e estilos desde o início, duma forma rigorosa, tendo por base fontes credíveis.
Entretanto, pode ler algumas coisas sobre a História do Yoga na tese a que se refere este post, e que se encontra no menu Saber + do site.
Namasté !
 

PS: Pode encontrar o tema no Capítulo 2 da tese.
 

Ola,

Sou brasileiro, porém estudo em Portugal ha algum tempo. Estou terminando uma pesquisa em meu mestrado e tenho algumas dúvidas basicas sobre a yoga.
Talvez pessoas mais entendidas possam me responder isso melhor.
As perguntas parecem todas, mas terão sua profundidade em minha pesquisa no momento certo.

Se puder responder eu já agradeço.

= Como é a prática da Yoga? (em seu aspecto práctico)
= Por que alguém pratica ou praticaria Yoga?
= Para que praticar Yoga?

São três perguntas bem simples, mas preciso ouvir isso de mais pessoas para criar uma conclusão comum.
Obrigado desde já.
Ricardo
 

Olá Ricardo. Bem-vindo.
Pelo que percebo, o tema central da sua pesquisa não é o yoga e por isso apenas pretende abordá-lo ligeiramente. Embora as perguntas que deixa possam parecer simples, é difícil resumir num post quando o tema é o yoga e o ser humano em toda a sua complexidade. Existe diversidade de práticas, de razões e objectivos. Por isso, deixo apenas a minha situação pessoal numa resposta breve e espontânea: pratico yoga para fortalecer o meu corpo e mente, tornando-me mais saudável através de exercícios físicos, respiratórios e de concentração; embora esta possa ser uma visão de médio/longo prazo, também no fim de cada aula o yoga me proporciona grande relaxamento e bem-estar.

O ideal seria ler a tese de mestrado a que se refere este post e que está disponível em formato pdf no site. Encontrará também mais reflexões noutros posts deste blog.
 

olá!
O meu nome é joana e pratico yoga.
Ainda não faz um ano completo esde que o pretico no entanto tive a sorte de encontrara o centro certo e o professor certos. Digo "certo" porque já me tem transmitido informações sobre certos locais onde o yoga é transmitido de uma forma errada, por aquilo que me dizem.
No entanto, caro Daniel, apesar da minha "juventude" nesta pratica, evolui com grande rapidez, aliás, por isso mesmo encontro-me actualmente a frequentar o curso para professores a convite da minha professora.
De facto - se me permite a autora do blog (já agora parabéns por ele)- existem diversasa razões para se praticar yoga. O meu caso pessoal derivou de uma depressão de longos anos, ou seja, de uma necessidade maior de me redescobrir e trazer ao de cima o melhor de mim e não o pior como estava a fazer. Sei de outros casos que entram no yoga por curiosidade e acabam por se "render" á sua filosofia por constactarem que a sua vida de faco melhorou, outros começam quase que por um chamamento. Mas na minha opinião, o que onteressa mesmo é a verdade que o yoga transmite. E esta verdade não é masi que uma simples constactação da vida real e a desnecessidade de tantas coisas e atitudes que tomamos (assim num sentido muito geral). Mas não me perlongo mais.
De facto é melhor ler a tese, e existe também mais literatura por ai, no entanto, cuidado com as fontes...
 

sinto muita falta de praticar yoga .quando o fazia sentia feliz e fisicamente muito bem .Agora estou parada porque na zona do seixal não tenho onde praticar?????

beijinhos
 

Olá boa noite a todos os yoguis . As motivações que levam uma pessoa a praticar yoga podem ser várias. A minha foi essencialmente para fazer uma terapia ao stress acumulado por várias situações que aconteceram na minha vida . Hoje sinto-me a melhorar a um ritmo muito bom, sinto-me completamente identificado com esta filosofia por várias razões. Nos somos um ser tão completo que se calhar precisamos de uma vida toda para nos descobrir-mos :) o velho ditado diz que "estamos sempre a aprender" . Eu pratico yoga à muito pouco tempo , mas o bom do yoga é a percepção rápida que se obtem dos seus beneficios . É muito bom espiritualmente , fisicamente, emocionalmente . Acho q outro aspecto positivo que vivo nesta prática é que quando menos se espera ela nos surpreende . Ricardo respondendo às tuas perguntas , a minha opinião vale de acordo com alguem que pratica à 4 meses , Para que todos pudessem conviver melhor deviam experimentar o Yoga !  
 

Clique aqui para comentar






This page is powered by Blogger. Isn't yours?